Foz do Iguaçu

Uma das belezas naturais mais incríveis do mundo!

Foz do Iguaçu. Fonte: Jesús Corrius
Foz do Iguaçu. Fonte: Jesús Corrius

Quem pensa em Foz do Iguaçu, dificilmente se esquece das famosas Cataratas, que fizeram da cidade um dos lugares mais visitados do mundo inteiro. E não é para menos: a beleza natural do Parque do Iguaçu surpreende os turistas pela magnitude e uma natureza de tirar o fôlego.

Mas, quem viaja a Foz não encontra muitas informações sobre o que encontrar por lá além das Cataratas e, por isso, trouxemos no texto de hoje um guia completo sobre a região – desde o que e onde comer, lugares para sair à noite e atrações turísticas diversas. Confira todas as informações mais abaixo!

Foz do Iguaçu – Uma das 7 maravilhas da natureza dentro do país!

Foz do Iguaçu reserva para todos os visitantes uma das 7 maravilhas da natureza. Entre as que estão espalhadas pelo mundo inteiro, temos o privilégio de ter duas aqui no país – e uma delas é o conjunto de Cataratas do Iguaçu, localizadas no Parque Nacional da cidade.

O parque reúne turistas de cada canto do planeta, em busca da impressionante visão de perto de algumas das quedas d’águas mais gigantescas desbravadas pelo homem.

Se esse já não fosse um ótimo motivo para você conhecer Foz do Iguaçu, sabemos que a cidade tem ainda mais para oferecer, independente de quantos dias seja sua visita.

Principais pontos Turísticos de Foz do Iguaçu – Conheça quais são!

Quer conhecer os pontos imperdíveis de Foz do Iguaçu e ir embora com a sensação de que foi em todos os lugares mais importantes da região? Abaixo separamos uma lista de pontos para você lembrar de visitar!

  • Parque Nacional do Iguaçu
Parque Nacional do Iguaçu. Fonte: Wikipedia.
Parque Nacional do Iguaçu. Fonte: Wikipedia.

Se tem um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro na cidade é o Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as famosas Cataratas do Iguaçu. O parque por si só é lindo e imperdível, mas ir até as Cataratas é um deleite! E para realizar esse sonho, você tem várias opções: pode ir pela plataforma de madeira, que leva o turista até a beirinha das quedas ou de barco, onde é possível sentir a força delas a poucos metros de distância.

Seja qual for sua opção, vá preparado para se molhar! O tamanho das quedas impressiona e você vai perceber que é impossível se manter seco dentro do parque.

Além das Cataratas, é possível passear pelas trilhas, conhecer animais locais, comer nos restaurantes do parque, curtir passeios super diferentes, como os mais radicais dentro do rio, entre dezenas de outras opções.

  • Parque das Aves
Parque das Aves. Fonte: Jorge Andrade.
Parque das Aves. Fonte: Jorge Andrade.

Imagine poder visitar um Parque repleto de Aves exóticas e que existem apenas em nosso país? Esse é o parque das aves, um dos lugares mais incríveis do mundo, exatamente pela quantidade enorme de espécies que ele abriga.

E o seu passeio não ficará apenas na parte da observação. É possível alimentar algumas aves, recebê-las no seu ombro ou mesmo tocar as mais dóceis – claro, sempre com o aval do seu guia para tal procedimento.

O parque das aves é um lugar incrível, que encanta qualquer turista e que não pode ficar de fora do seu roteiro. Se pudéssemos te dar uma dica, seria sair do parque do iguaçu e correr para o parque das aves, já que ambos ficam bem próximos um do outro.

  • Usina de Itaipú
Usina de Itaipu. Fonte: Wikipédia.
Usina de Itaipu. Fonte: Wikipédia.

A Usina de Itaipú é a maior do mundo em funcionamento e é conhecida por ser uma Usina Binacional, ou seja, que faz parte de dois territórios ao mesmo tempo, o Brasil e o Paraguai. O passeio pela usina impressiona pelo seu tamanho e por toda a organização do local, que se preocupa em oferecer ao turista todos os detalhes – desde a sua história da construção até como ela abastece diversas cidades do dois países.

Se o seu tamanho é gigantesco, imagine ver toda essa grandeza de pertinho, por cima das quedas d’águas? É de tirar o fôlego até do mais corajoso dos turistas! O passeio pode ser comprado em Foz do Iguaçu, em qualquer agência da cidade, e ele dura quase o dia todo, incluindo o transporte até o local. Vale a pena e será uma experiência incrível na sua viagem!

  • Templo Budista

O Templo Budista Chen Tien é visitado o ano todo pelos turistas de Foz do Iguaçu. Construído nos anos 90, ele foi símbolo da união dos dois países, que receberam imigrantes da China nessa época.

Dentre os atrativos mais imperdíveis do Templo está o buda deitado, uma estátua com mais de 7 metros de altura e que pode ser vista de longe. Além disso, o gramado vasto e os jardins dos arredores do Templo também chamam a atenção e convidam para um momento de reflexão e meditação.

Outra dica legal é visitar o local quando houver festividades ou danças típicas, que geralmente ocorrem aos fins de semana. Imperdível!

  • Marco das Três Fronteiras
Marco das três fronteiras. Fonte: Jay Silva.
Marco das três fronteiras. Fonte: Jay Silva.

Por fim, mas não menos importante, nossa dica de roteiro imperdível é o Marco das Três Fronteiras. Como o próprio nome indica, lá é o local onde os três países latinos de encontram: Argentina, Paraguai e Brasil.

Com a revitalização do espaço, hoje há muito o que se fazer na região, como o Museu construído para contar a história dos países, além de lugares bacanas para fazer um lanche e observar essa união acontecendo.

Vale muito a pena fazer esse passeio e tirar uma foto no obelisco, que representa o ponto central da junção.

Passeios para fazer além dos tradicionais pontos turísticos

Separamos alguns dos passeios mais imperdíveis para fazer em Foz do Iguaçu e que vão um pouco além dos tradicionais, como os Parques e o Marco das Três Fronteiras. Se você tiver um tempinho extra, eles são super válidos!

  • City Tour em Foz

Um dos passeios mais legais de se fazer em Foz do Iguaçu é o City Tour, com direito ao ônibus de turismo de dois andares. Ele passa por diversos pontos da cidade, sempre contando com um guia treinado para explicar cada um desses locais de forma histórica.

Para quem quer conhecer a cidade em um dia só, o passeio é imperdível, pois reúne boa parte dos principais lugares da região, inclusive o Marco das Três Fronteiras. Porém, vale perguntar para o agente quais serão os destinos, pois eles podem variar, dependendo do guia.

  • Complexo Dreamland

O complexo Dreamland é bastante interessante de ser conhecido e explorado aos poucos. Por isso, tire um dia todo para ele! Além do famoso bar de gelo, por lá você irá encontrar o Museu de Cera e o famoso Vale dos Dinossauros.

O bacana do Museu de Cera é ver alguns dos nossos artistas mais conhecidos do país, diferente do que encontros dos demais Museus ao redor do mundo. Passeio bem diferente e que vai valer o dia!

  • Passeio pelo Paraguai

Outra dica imperdível é fazer compras no Paraguai. Para quem adora levar lembrancinhas ou encontrar roupas e vários itens por preços imperdíveis, essa é uma opção bem legal. O shopping mais comum aos turistas é o Del Este, que fica do ladinho de Foz.

Obviamente, os preços não serão todos iguais aos encontrado em outras cidades do Paraguai, devido a forte ação turística – mas, dá para sentir o gostinho de fazer compras em outro país e pagar menos do que aqui.

Gastronomia em Foz do Iguaçu – Onde comer bem na cidade?

Foz do Iguaçu é uma cidade relativamente grande, com cerca de 260 mil habitantes. Logo, as opções para comer são bem variadas, passando por típicas churrascarias até restaurantes de diversas nacionalidades. Separamos algumas opções famosas na região:

  • Rafain Churrascaria Show: Localizada na Avenida das Cataratas, a Rafain Churrascaria Show é uma das mais famosas da cidade e excelente para um almoço ou jantar depois de visitar os pontos turísticos!
  • Restaurante Porto Canoas: Se você quer uma opção de restaurante dentro do parque do Iguaçu, o Porto Canoas é uma excelente alternativa! Bastante variedade, nele você irá encontrar desde frutos do mar até carnes e saladas.

Vida noturna em Foz do Iguaçu – Bares e restaurantes com música!

Para quem vai viajar, sair à noite pode ser um ponto importante para que o passeio seja completo. Separamos opções bem bacanas para curtir a vida noturna da cidade:

  • Zeppelin Old Bar: Bar com petiscos deliciosos, música ao vivo, cerveja e drinks servidos à mesa.
  • Capitão Bar: Excelente para happy hour, o capitão bar é frequentado pelos moradores locais. Serve bebidas, petiscos e tem música ao vivo em alguns dias da semana!

Conhecer Foz do Iguaçu é uma excelente forma de começar a explorar o Brasil!

Não só por Foz do Iguaçu ter uma das 7 maravilhas da natureza que ela merece sua visita. Um povo receptivo, pronto para fazer com que o turista se sinta o mais à vontade possível, ela vive e respira suas atrações.

Estar em Foz do Iguaçu é conhecer nosso país e mais dois países – é uma verdadeira lição de que somos todos irmãos e podemos dividir nossas belezas! Conheça Foz, conheça seu país e se apaixone por cada cantinho que ele tem para oferecer!