Belo Horizonte

A capital dos bares

Belo Horizonte. Fonte: Clarissa Pacheco
Belo Horizonte. Fonte: Clarissa Pacheco

Beagá, como é conhecida pelos mineiros, ou Belo Horizonte é capital do estado de Minas Gerais, é uma das capitais brasileiras onde se encontra muito agito e cultura, bares, esportes e lazer.

Ao mesmo tempo, a noite de Bela Horizonte também é muito agitada. Tem bastante bares para ir e se divertir. Além disso, a quantidade de coisas para ver e fazer é enorme e vai depender do tempo que o turista tem para desfrutar desta linda cidade.

Savassi

Praça da Liberdade. Fonte: Felipe Tofani
Praça da Liberdade. Fonte: Felipe Tofani

Este bairro na capital mineira abriga muita cultura e diversão. Primeiramente iremos conhecer a Praça da Liberdade. Posteriormente podemos caminhar e conhecer seus jardins inspirados no Palácio de Versalhes.

Ao redor da praça podemos ver as construções do século 19. Um deles é o Palácio da Liberdade que abre para visitação aos domingos de 9 horas às 12:30.

Caminhando um pouquinho mais vemos o Edifício Niemeyer. Edifício com designe moderno que contrasta com as edificações antigas que estão ao redor.

A Praça da Liberdade oferece um circuito cultural projetado pelo governo do estado. O Circuito Cultural Praça da Liberdade conta com 15 atrações, são eles: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Palácio da Liberdade, Arquivo Público Mineiro, Museu Mineiro, Centro de Arte Popular Cemig, Cefart Liberdade, BDMG Cultural, Rainha da Sucata (Centro de Informação ao Visitante do Circuito Liberdade e Hub Minas Digital), Espaço do Conhecimento UFMG, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais Vale, Centro Cultural Banco do Brasil, Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa Casa Fiat de Cultura, Academia Mineira de Letras.

O planetário do Espaço UFMG do Conhecimento possui poucos lugares disponíveis por isso informamos ao visitante que é necessário chegar antecedência para garantir o lugar.

Ao passo que o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal possui um acervo interativo e um elevador que simula a descida de uma mina.

Centro de Belo Horizonte

Centro de Belo Horizonte. Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte.
Centro de Belo Horizonte. Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte.

O centro da capital mineira oferece muitas atrações e divertimento. Primeiramente devemos conhecer o Mercado Central,  nesse local há vários bares com comidinhas deliciosas para serem provadas.

Aproveite para experimentar os pratos típicos. No segundo andar está o boteco Casa cheia onde se pode provar as almôndegas exóticas, com carne de sol, recheadas com queijo e acompanhadas de creme de abóbora com manjericão. Um verdadeiro manjar.

O mercado conta também com mais de 400 barracas onde você poderá encontrar de tudo, não só comidas e temperos como também queijos, doces e utilidades para o lar.

Dentro do marcado existe a Banca do Ronaldo onde o turista encontrará mais de 450 rótulos de cachaça que poderá comprar para presentear ou para consumo próprio.

Depois desse passeio divertido pelo mercado podemos conhecer o Museu de Artes e Ofícios, que se localiza na Praça Rui Barbosa onde abriga mais de duas mil peças dos séculos 18 a 20.

Na Avenida Afonso Pena está localizado o Parque Municipal. Nele o visitante poderá caminhar ao redor do lago, ver o orquidário e até mesmo passear pelo lindo jardim. Perto do parque está o Palácio das Artes, que conta com galeria de arte, teatro e cinema.

Aos Domingos acontece na Avenida Afonso Pena a Feira Hippie. Essa feira acontece a mais de 40 anos e tem de tudo que se possa imaginar. Há expositores vendendo sapatos, bijuterias, comidas, acessórios para casa, roupas e muito mais. Os preços são bem bacanas. A feira começa cedo, mas termina as 14 horas. Sendo assim, aconselhamos ao turista a ir cedo pois a feira abrange uma grande extensão desta avenida.

Pampulha

Pampulha. Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte.
Pampulha. Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte.

Complexo Arquitetônico da Pampulha

Em seguida o visitante poderá conhecer a Pampulha, onde encontra o Complexo Arquitetônico da Pampulha. O complexo conta com Iate Tênis Clube, Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha, Casa Kubitschek, Mineirão e Museu do Futebol.

As construções foram feitas ao redor da lagoa que tem 18 km de extensão. Contudo, para conhecer todo o complexo o turista poderá alugar um carro ou percorrê-lo de bicicleta. Sem dúvida é uma grande extensão para percorrer a pé.

Dentro do complexo está a Igreja São Francisco de Assis, que é um símbolo da capital mineira. Ela foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a pedido do então prefeito Juscelino Kubitscheck. A igreja conta com o paisagismo de Burle Marx.

Na parte detrás da igreja existe um painel de azulejos do pintor Cândido Portinari onde é mostrada a Via Sacra e a imagem de São Francisco.

Posteriormente, o turista poderá visitar a Casa de Baile. Ela também foi projetada por Niemeyer e foi inaugurada em 1943, onde funcionava como salão de dança. Porém, hoje é usada como Centro de Referência em Arquitetura, Urbanismo e Design de Belo Horizonte.

Outro ponto turístico interessante é o Museu de Arte da Pampulha onde possui acervo de grandes artistas brasileiros. Artistas como Portinari, Di Cavalcanti, Guignard e muitos outros.

Arredores de Belo Horizonte

Próximo ao complexo está o Zoológico que conta com um aquário com 50 espécies de peixes originários do Rio São Francisco. O visitante também encontrará 200 espécies de animais e 1000 espécies de insetos.

Aqui vai uma dica muito importante: É necessário a apresentação do cartão de vacinação comprovando vacina contra febre amarela tomada há mais de 10 dias para acesso ao Jardim Zoológico. E bebês, por não poderem ser vacinados, não podem ter acesso ao Zoológico. Essa medida se deve ao trabalho de combate à febre amarela.

A seguir, se pode visitar a Praça do Papa e desfrutar de uma das mais belas vistas da cidade. A praça possui 3 andares e fica perto da famosa Rua do Amendoim.

Na verdade, a rua se chama Rua Professor Otávio Coelho Magalhães e abriga um grande enigma: Quando um carro para, e é desligado nesta ladeira, começa a subir ao invés de descer. Não se sabe ao certo sé é um fenômeno da física ou uma ilusão de ótica, mas é muito divertido conferir.

A cerda de a somente 10 minutos de caminhada da Praça do Papa está o Mirante da Cidade de onde o turista poderá constatar o tamanho da capital.

A maioria das atrações de Belo Horizonte são gratuitas e o visitante terá que gastar apenas com o transporte.

Essa dica não se encontra na capital mineira, mas se você for com tempo disponível não deixe de conhecer o Instituto Inhotim.

Instituto Inhotim

Inhotim. Fonte: Cesar Cardoso.
Inhotim. Fonte: Cesar Cardoso.

O instituto é situado em Brumadinho e fica a 63 quilômetros da capital. O espaço conta com centenas de obras de arte contemporânea expostas entre eucaliptos, lagos e palmeiras.

O Parque é bem grande e poderá ser visitado utilizando o transporte local que transita por rotas pré-determinadas. Esse transporte é pago. Ou o visitante poderá fazer a visita caminhando, porém assim gastará muito mais tempo.

Para chegar a Inhotim o turista poderá tomar um ônibus partindo da rodoviária de Belo Horizonte ou também pegar a van que sai da lojinha do Inhotim, localizada na Savassi.  A van parte aos sábados, domingos e feriados, no horário de 8h15 e com volta às 17h30. Entretanto, a van é o transporte mais caro

Não se preocupe, apesar do rompimento da barragem de Brumadinho, o instituto está funcionando normalmente de terça a sexta das 9h30 às 16h30 e nos finais de semana e feriados das 9h30 às 17h30. Nas quartas-feiras (exceto feriados), a entrada é gratuita para todos. Nos demais dias, o ingresso custa R$ 44 (inteira) e R$ 22 (meia).

Contudo vale ressaltar que a água de Inhotim é de boa qualidade e não possui contaminação. O abastecimento é realizado através da captação de poços artesianos e são fiscalizadas pelos órgãos competentes.

Se optar por alugar um carro, você poderá parar no restaurante Topo do Mundo. Este restaurante está situado a 1500 metros de altitude, em plena Serra da Moeda.

A vista é deslumbrante e a comida é deliciosa. O restaurante é caro, mas vale a pena.

Onde Comer e se Divertir em Belo Horizonte

Conforme comentamos anteriormente, Belo Horizonte é a capital dos bares no qual existe muitos lugares ímpares para comer, conhecer pessoas, se divertir e desfrutar.

Para os cervejeiros de plantão a dica é a visita guiada pela Fábrica de Cerveja Wäls. Ela abre para a visitação aos sábados de 11 às 17 horas. Às 15 horas tem um tour gratuito de 30 minutos feito pelo mestre cervejeiro. Localiza-se na Pampulha.

Da mesma forma, o Templo Cervejeiro Backer é outra dica para os que gostam de cervejas. Com toda a certeza é o lugar ideal para almoços e happy hours. A Backer é a primeira cerveja artesanal de Minas Gerais e possui mais de 17 sabores de cerveja e chopps. Assim, o bar tem o ambiente ideal para quem gosta de sair de casa e continuar se sentindo em casa.

Outros

Com efeito, na avenida Getúlio Vargas e a rua Rita Durão está a Sorveteria São Domingos, que é a mais tradicional da capital mineira.

Da mesma forma, se preferir experimentar uma boa massa e pães artesanais, a dica é conhecer o restaurante italiano Vecchio Sogno. Além disso, ele é sofisticado e oferece um cardápio muito apetitoso. Vá preparado para gastar.

A 68 La Pizzeria é especializada em pizzas, calzones, focaccias e paninis regionais de estilo napolitano. É uma pizzaria sofisticada e espaçosa. Ademais, no subsolo existe objetos antigos como antigas motocicletas, quadros e até um carro de corrida.

Aliás, para encontro com os amigos sugerimos o pub club Laicos. Afinal, lá são servidas cervejas geladas e com ótimo preço. Comidinhas gostosas e drinks diversos. A diversão dica por conta dos assentos balanço. São muito disputados.

Dica => Acomodações em Belo Horizonte